segunda-feira , 18 de dezembro de 2017

Nikon D4s – Analisamos o carro-chefe da Nikon

Frente da Nikon D4s

Frente da Nikon D4s

Já se passaram dois anos desde que a Nikon apresentou sua DSLR carro-chefe, a Nikon D4. Enquanto a câmera, sem dúvida, resistiu ao tempo, a Nikon decidiu que é hora de uma atualização. A câmera Nikon D4s não parece muito diferente da sua antecessora. Isso porque, em geral, as principais alterações na Nikon D4s estão dentro de seu corpo em liga de magnésio.

Principais características Nikon D4s:

– 16 megapixel full-frame sensor CMOS (totalmente refeito)
– Processador Expeed 4
– ISO 100-25.600 (expansível a ISO 50 – 409.600 equivalente)
– Sistema de focagem automática de 51 pontos
– Group Área AF que permite acompanhamento do sujeito mais preciso com menos “distração”
– 11 fps de disparo contínuo com AE / AF.
– Novo formato RAW de tamanho “pequeno” (aprox. 8 megapixel)
– Vídeo 1080/60p por até 10 minutos em 42Mbps ou 20 minutos em 24Mbps
– Transições mais suaves ao fotografar com intervalo ou lapso de tempo / filmes
– Entradas para cartões CompactFlash e XQD
– Porta Ethernet Gigabit, além de suporte para WiFi com o WT-5A (opcional)
– Bateria EN-EL18a fornece 3.020 fotos por carga (CIPA)

Fundos da Nikon D4s

Fundos da Nikon D4s

Principais mudanças em relação a Nikon D4:

Câmera Nikon D4 Nikon D4s
Sensor 16.2MP CMOS de formato FX
Processador Expeed 3 Expeed 4
Faixa de ISO (padrão) 100 – 12.800 100 – 25.600
Faixa de ISO (expandido) 50 – 204.800 50 – 409.600
Group Área AF Não Sim
Mantém ponto de foco quando se muda de orientação Não Sim
Velocidade máxima de disparo contínuo com AF 10 fps 11 fps
Opção máxima do D-Lighting ativo Extra Alto Extra Alto 2
Resolução máxima em filme 1080/30p (24Mbps) 1080/60p (42 ou 24Mbps)
Limite de intervalo de disparos  999 disparos  9.999 disparos
Ethernet (rede) 100Mbps 1000Mbps
Cartões de memória suportados CompactFlash, XQD
Baterias suportadas EN-EL18 EN-EL18a, EN-EL18
Duração da bateria (fotos por carga) 2.600 fotos 3.020 fotos *
* Com a bateria EN-EL18a

As maiores mudanças na Nikon D4s vieram no seu processador, agora com o novo Expeed 4 (30% mais rápido que o Expeed 3 da Nikon D4), maior faixa de ISO (chegando a incríveis 409.600), o novo recurso de Group Área AF e velocidades de disparos ligeiramente mais rápidas (11 fps x 10 fps da Nikon D4). A Nikon também reduziu o tempo de desligamento do display, fez transições mais “suaves” quando se fotografa com lapso de tempo, e acrescentou gravação de vídeo 1080/60p. Aficionados por filme também vão apreciar a capacidade de usar Auto ISO em exposição manual, a gama de áudio com ajuste de nível, e a capacidade de saída de vídeo não comprimido através de HDMI gravando simultaneamente para um cartão de memória.

Os espelhos da D4s tem uma distância de percurso mais curta, o que reduz o tempo de apagão no visor, também foram feitas mudanças sutis ao sistema de exposição da câmara, começando com a capacidade de usar detecção de face para determinar a medição durante o uso do OVF. Muda exposição ao usar o “Live View” (display), a gravação de intervalo, ou filme de lapso de tempo são agora menos abruptos. Falando de disparo em intervalo, agora você pode tirar até 9.999 disparos por sequência. O D-Lighting agora tem um recurso de cenário “Extra Alto 2″.

Outra pequena mudança que merece destaque é a capacidade da câmara para usar o recurso Auto ISO, enquanto no modo de exposição manual. Isso permite que você escolha uma velocidade do obturador, um ajuste de abertura e deixar a câmera decidir sobre a ISO necessária. E, porque o D4S tem um botão “Compensação exposição”, bem como dois botões de controle, você pode aplicar a compensação de exposição para que você obtenha o seu brilho da imagem escolhida, ao trabalhar dessa forma.

O D4S usa a nova bateria EN-EL18a, o que permite serem disparadas 3.020 fotos por carga (padrão CIPA). Aqueles que possuem as baterias EN-EL18 podem usá-las também.

Topo Nikon da D4s

Topo Nikon da D4s

Autofoco

A maior novidade, em termos de autofoco, é a capacidade da Nikon D4s para focar continuamente na mais alta taxa de quadros da câmera (um recurso limitado a 10fps na Nikon D4). A Nikon está promovendo “diminuiu o apagão do display (live view)”, mas outra forma de ver a mesma coisa é: “o espelho fica na posição permitindo o AF por mais tempo.”, nós suspeitamos que o mecanismo de espelho redesenhado desempenha mais de um papel, além de permitir 1 frame (foto) extra por segundo com AF, pois o que certamente não mudou é o sensor AF em si, por isso talvez tivesse sido mais coerente melhorar o que já estava lá, ao invés de reformar radicalmente as capacidades da câmera.

Embora não detalhe ou explique as mudanças, a Nikon garante que os algoritmos do AF foram otimizadas e melhoraram. O único exemplo desse dado é que a AF lock-on é agora um pouco menos facilmente distraídos por objetos que cruzam em frente ao tema pretendido.

Além disso, há algumas pequenas adições de recursos, mas nenhuma redesenhada do zero. A Nikon D4s agora inclui um novo modo de ponto de foco em que o ponto AF muda para o objeto comparável mais próximo, se você girar a câmera (paisagem para retrato) com o foco ajustado ele buscará o foco do objeto, como se ele permanecesse na horizontal.

Há também um Group-mode AF, no qual o usuário pode especificar um conjunto de cinco pontos a focar, ao invés de ter que escolher um único ponto. O sistema existente permite que você especifique o número de pontos ao redor que o escolhido pelo sistema AF, mas o novo modo dá maior peso aos quatro pontos adjacentes do que o AF selecionado. Tal como acontece com muitas das opções de ajuste de comportamento AF em câmeras, então podemos suspeitar que o benefício desse recurso será específico para uma determinada situação de gravação de vídeo, e seu valor só será revelado quando aplicado a essa situação.

Filmes

Talvez a maior surpresa para todos foi o quão pouco a Nikon D4s ganhou em termos de funções de filme. Um dos destaques da propaganda da Nikon D4s é que agora ela pode filmar vídeo em 1080 com taxas de quadro de 60p e 50p (a taxas de bits de cerca de 48Mbps), mas além disso, não mudou quase nada. Não houve nenhuma melhoria na limitação da Nikon D4 de 20 minutos de gravação de vídeo: A Nikon D4s atinge um limite similar, com alta taxa de bits 60p restringindo a câmera para apenas 10 minutos de captura de imagens.

A Nikon D4s agora pode ajustar o volume de áudio como ele registra, mas não há recursos adicionais para apoiar a captura de filme, e nenhuma configuração de alta taxa de bits adicionais para as taxas de quadros já oferecidos pela Nikon D4. Ao contrário das Nikon existentes, a Nikon D4s agora pode exibir vídeo sem compressão através da saída através de HDMI e  simultaneamente gravar para cartões de memória interna.

No geral esperávamos mais modificações em vídeo, enquanto a Nikon D4s faz a cabeça como câmera de ponta para fotógrafos profissionais de todo o mundo (investindo em equipamento com monitores externos e gravadores reforçando as suas capacidades), ela não mudou quase nada para se tornar uma câmera polivalente para os fotojornalistas modernos que necessitam de fotografias e filmes simultaneamente. Isso não quer dizer que a Nikon D4s não é uma boa câmera para o uso de vídeo; só que, depois de alguns anos que os fabricantes insistem na importância do vídeo como uma ferramenta de trabalho para fotojornalistas, estamos surpresos ao ver tão poucas alterações ou adições sendo feitas.

Lateral da Nikon D4s

Lateral da Nikon D4s

Expansão ISO

A Nikon D4s permite que você reduza o ISO para L0.3, L0.7 e L1.0 (ou ISO 80, 64 e 50 equivalentes, respectivamente), para aqueles que querem diminuir a sensibilidade à luz do dia, para usar aberturas maiores ou velocidades do obturador mais longas. Infelizmente a sensibilidade subjacente do sensor não é diminuída nesses modos (são “modificados” digitalmente), estes modos ficarão expostos demais com facilidade. Por exemplo, a ISO 50 (L1.0), os objetos em destaque puxaram abruptamente para o branco ao redor 1 stop mais cedo do que ISO 100.

Active D-Lighting

A Nikon D4S faz uso do sistema de Active D-Lighting que a Nikon tem usado em suas DSLRs desde a Nikon D300. Dependendo da configuração aplicada, isto vai reduzir a exposição ao aumentar a captura de gama em destaque. A câmara, então, analisa a imagem e selectivamente ilumina-o, de modo que o resultado final representa a luminosidade geral do esperado, mas com mais detalhe de tonalidade nas regiões de destaque nas regiões sombra equilibradas, e uma retenção de contraste local. Contraste local é mantido através da realização de ajustes locais ao invés de aplicar cegamente uma curva de tom global para pixels simplesmente com base na intensidade de pixel.

O modo ADL baixo não acrescentou nenhum detalhe adicional ao destaque (uma vez que não altera a exposição), mas revela um pouco mais de detalhes em sombras, empurrando suavemente tons escuros. Você vai notar o ponto de clipping empurrado para baixo pelo menos 1/3 EV para uma parte com remendo mais escuro, que continua a ser o caso de todos os modos de ADL. Todos os modos de ADL normal para cima, na verdade diminuem a exposição para capturar informações de destaque adicional. Para ser mais preciso, a ADL Normal, Alto, Alto Extra, e Extra High 2 diminuem progressivamente a exposição para recuperar 1/3, 2/3, 1 e 4/3 EV de gama extra do destaque. Estes dados estão resumidos na tabela abaixo.

Modo ADL Ganho em Highlight Ganho em Sombra
Baixo 0 EV 1/3 EV
Normal 1/3 EV 1/3 EV
Alto 2/3 EV 1/3 EV
Extra Alto 1 EV 1/3 EV
Extra Alto 2 4/3 EV ~ 3 EV

Desde que os modos ADL são susceptíveis para serem usados em cenas com alto alcance dinâmico, nós gostaríamos de fazer uma pequena nota sobre como detalhes de sombra são recuperáveis ​​com modos ADL envolvidos. De particular interesse é a nossa observação de que, logo que ADL está envolvida, há pixels são cortados para o preto absoluto (RGB = 0,0,0) – o que não é o caso quando o ADL é desligado. Além disso, a ADL Extra Alto 2 joga para baixo para um valor de 1 RAW e acrescenta cerca de 2% de luminosidade no JPEG (ou seja, toda a gama de tons do arquivo RAW está no JPEG).

Você vai notar o aumento vertiginoso que a faixa sombra ganhou por envolver Extra Alto 2 (embora isso não fale nada sobre se existe ou não qualquer detalhe utilizável lá embaixo que não é inundado por um ou outro sensor, ou ruído de disparo). As implicações disso são: se você quiser puxar as sombras de seu JPEG, você vai se sair melhor com ADL em e, em particular, definir a ADL Extra Alto 2 (apenas certifique-se de que a redução da exposição no modo ADL selecionado não diminua sua exposição para abaixo do que é necessário para preservar os destaques!). Modos de ADL altos irão garantir que até mesmo o detalhe mais profundo gravado em seu sensor ainda serão representados em seu JPEG, e não o contrário, cortados para o preto ou abaixo de 2% de luminância (RGB = 5,5,5).

Dito isto, recomendamos a todos que querem a recuperação máxima de sombra fotografarem em modo RAW.

Já se passaram dois anos desde que a Nikon apresentou sua DSLR carro-chefe, a Nikon D4. Enquanto a câmera, sem dúvida, resistiu ao tempo, a Nikon decidiu que é hora de uma atualização. A câmera Nikon D4s não parece muito diferente da sua antecessora. Isso porque, em geral, as principais alterações na Nikon D4s estão dentro de seu corpo em liga de magnésio. Principais características Nikon D4s: - 16 megapixel full-frame sensor CMOS (totalmente refeito) - Processador Expeed 4 - ISO 100-25.600 (expansível a ISO 50 - 409.600 equivalente) - Sistema de…

Review Overview

PROJETO - 9
FUNCIONALIDADES - 8.8
DESEMPENHO - 10
USABILIDADE - 8.5
VALOR - 7.5

8.8

Muito bom

Summary : A Nikon D4s é uma ótima câmera fotográfica, afinal de contas não é a toa que é o carro-chefe da Nikon, mas as melhorias foram modestas, decepcionaram na questão de filme e não vale a pena trocar uma "antiga" Nikon D4 pela nova Nikon D4s (a menos que dinheiro não te faça diferença), agora se você estava pensando em comprar uma Nikon D4, então vale a pena mudar seu foco para Nikon D4s, pois além de ser melhor, a diferença de preço é pequena e o ganho na hora da revenda vai ser bem maior (maior que a diferença).

User Rating: Be the first one !
9

Deixe uma resposta