segunda-feira , 18 de dezembro de 2017
Dica: Efeito Bokeh com desenhos

Dica: Efeito Bokeh com desenhos

Para conseguir o efeito Bokeh com formatos diferentes, você precisa apenas de cartolina preta e tesoura. Como na imagem abaixo, recorte um círculo cartolina de modo que cubra toda a lente, e depois corte um furo no centro, no formato desejado. O tamanho do buraco vai depender da lente que estiver usando, e nesse aspecto não tem segredo, é tentativa e erro mesmo.

Bokeh Bola

Para saber mais exatamente qual tamanho deve ter o “furo”, você pode usar como base o tamanho do diafragma. Para saber isso é só dividir a distância focal pela maior abertura (p. ex.: no caso de uma 50mm / 1.8, o diâmetro é 2,7cm ou seja o buraquinho da cartolina deve ter no máximo 2,7cm de diâmetro). Feito isso é só recortar o cartão em formato circular e um pouquinho menor que o tamanho da frente lente, de forma que ele encaixe, mas sem deixar luz entrar pelas bordas. Uma outra forma de se fazer isso é recortar com o tamanho exato da lente, mas com três abas para que sejam dobradas e fixadas com um elástico ao redor da lente.

Bokeh Fixado

Bokeh Heart

Abaixo disponibilizamos uma imagem com alguns formatos prontos para imprimir, cortar e sair fotografando:

Desenhos Bokeh

 

Se você não leva jeito, ou não tem paciência para isso você também pode comprar um kit pronto, no eBay tem vários, mas o mais famoso e que também é vendido em lojas de fotografia é o Bokeh Masters Kit. Aqui no Brasil achei o Banana Bokeh Kit, agora é só fotografar e se divertir.

Deixe uma resposta