segunda-feira , 18 de dezembro de 2017
Dica: Regra Sunny 16

Dica: Regra Sunny 16

Uma das melhores dicas de fotografia que alguém pode te dar é a regra do f16 ou Sunny 16, uma das ferramentas mais valiosas para entender o funcionamento de uma câmera. Essa regra foi criada para padronizar o funcionamento dos sensores de todas câmeras digitais. Desta forma, independente da câmera que você use, nas mesmas condições de luz, as configurações para uma exposição ideal serão sempre as mesmas.

O que é a regra do Sunny 16?

A “Sunny 16″  (Ensolarado 16 ) diz que, em um dia ensolarado ao meio-dia com o diafragma aberto em f16, o ISO será diretamente relacionado a velocidade de disparo. Ou seja, se o ISO estiver em 100 então a velocidade do obturado deve ser 1/100, ISO 200 = 1/200, ISO 400 = 1/400 e assim por diante. Ela é valida em qualquer lugar do mundo, não importa onde você esteja, dede que o dia esteja ensolarado, ao meio-dia.

Veja abaixo o exemplo de uma foto tirada em JPG e sem edição alguma com as configurações de abertura f/16 velocidade do obturador 1/100s e ISO 100 ao meio-dia. Observe que há um balanço perfeito entre os realces, tons médios e sombras.

Sunny 16 ao Meio-dia

Este padrão apenas é valido para imagens salvas em JPG, não existe padrão para as imagens em RAW, por isso haverá uma mudança considerável de exposição para fotos em RAW tiradas com a mesma configuração. Isso explica porque um arquivo RAW aberto em um programa de edição é tão diferente da foto JPG na tela da sua câmera.

Exceções:
Neve, areia e água refletem muito a luz do sol, nestas condições a regra do f/16 se torna a f/22.

A base:
Usando a “Sunny 16″ como base é possível utilizar outros valores de exposição, mesmo quando não for meio-dia em um dia ensolarado. Com prática suficiente, em várias ocasiões você saberá a exposição ideal (ou quase) sem precisar usar o medidor da câmera e a partir daí usar o modo M (manual) vai ser muito mais fácil!

A tabela:
Nos casos mostrados abaixo a regra continua a valer. Para cada abertura do diafragma, a velocidade do obturador deve coincidir com o valor do ISO.

Tabela de ISO para Sunny 16
AberturaTipo de luz
f/22Neve ou praia em dia ensolarado.
f/16Dia ensolarado ao meio-dia.
f/11Com algumas nuvens.
f/8Nublado.
f/5.6Nuvens escuras.
f/4Sombra em local aberto ou pôr do sol.

Deixe uma resposta