segunda-feira , 18 de dezembro de 2017
Dicas: Efeito Bokeh
Foto: Lindsey Mills

Dicas: Efeito Bokeh

O efeito Bokeh é uma boa opção para você registrar as suas fotografias nas datas festivas de final de ano

Foto: Lindsey Mills

Foto: Lindsey Mills

As datas festivas de final de ano estão quase chegando… Pensando nesta questão, uma ótima dica para fotografias infantis e também de newborn é o efeito “bokeh”, isto é, áreas fora de foco e distorcidas, produzidas por lentes fotográficas de grande abertura, lentes para macro e longas teleobjetivas que são usadas com uma pequena profundidade de campo. O termo vem do japonês e significa “borrão”. Um bom exemplo é este ensaio da conceituada fotógrafa Lindsey Mills, em que ela utilizou o efeito usando luzes de Natal comuns, uma opção fácil e extremamente barata e que rende um bom resultado nas suas imagens.

Foto: Lindsey Mills

Foto: Lindsey Mills

Se você deseja conseguir este efeito em suas fotografias, a maneira mais comum é usando uma objetiva que tenha uma abertura grande como f/1.4 ou f/1.8, sendo a 50mm, uma das melhores para câmeras full frame, no caso das APS-C a mais recomendada é a 35mm. No seu cenário, coloque as luzes de natal como plano de fundo (que podem ser normais ou coloridas). Configure a sua câmera com a maior abertura do diafragma possível, isso irá diminuir a profundidade de campo, deixando as luzes desfocadas. Quanto menor o F-stop (unidade de medida), mais desfocado o fundo ficará. É extremamente importante expandir ao máximo a distância entre a modelo e o fundo com luzes, pois aumenta o desfoque, consequentemente o efeito bokeh, e na minha opinião fica mais estiloso. Também é possível conseguir este efeito com lentes de tamanhos diferentes da 50mm ou 35mm, pois basta você fazer os ajuste necessários (distancia da câmera para o assunto e assunto para o fundo), mas é primordial uma lente com boa abertura.

Foto: Lindsey Mills

Foto: Lindsey Mills

É importante lembrar que a grande maioria das regras em fotografia podem ser quebradas, e boa parte fica mais interessante sendo quebrada, em outras palavras experimente coisas novas e seja criativo, mesmo que você não possua o equipamento ideal. Para se inspirar um pouco mais acesse o site da fotógrafa Lindsey Mills.

Deixe uma resposta