segunda-feira , 18 de dezembro de 2017
Entenda as Lentes de 50mm

Entenda as Lentes de 50mm

As lentes de 50mm são umas das mais populares entre os fotógrafos, são ideais pra fotografia de rua, são leves, baratas e fazem ótimas fotos. Mas na parte técnica, qual a diferença entre os vários tipos dessas objetivas existentes no mercado? Neste artigo vou mostrar a vocês os principais aspectos técnicos e as diferenças entre os modelos de 50mm da Canon, Nikon e Sigma.

Bem, pra começar, a diferença obvia é a abertura (variando entre f/1.2, f/1.4 e f/1.8). Quanto maior a abertura, mais luz entra pela objetiva e menor é a profundidade de campo do foco. A possibilidade de abrir o diafragma até 1.2 é muito conveniente para fotografar em condições de pouca luz, diminuindo assim a necessidade de aumentar muito o ISO. Mas apesar de óbvia, a diferença mais significativa não é esta.

Nikon e Canon com Lente de 50mm

Canon e Nikon com Lentes de 50mm.

Qual a diferença entre 50mm f/1.2 , f/1.4 e f/1.8?

Se pegarmos 3 fotos diferentes, tiradas cada com uma 50mm f/1.2 , f/1.4 e f/1.8, a diferença entre elas será quase imperceptível. Porém existem grandes diferenças na qualidade dos materiais usados na construção de cada uma das lentes, o que reflete também na sua durabilidade.

Qual é a melhor lente 50mm?

As lentes top de linha da Canon e da Nikon, por exemplo, tem proteção contra umidade e poeira, são feitas para funcionar mesmo em condições extremas de tempo e temperatura. Sem entrar em detalhes técnicos, cada lente é um pouco melhor do que a anterior na qualidade e nitidez da imagem que conseguem produzir, as mais caras também são bastante silenciosas ao focar e podem ser usadas sem o perigo de causar ruídos na captação do som em vídeos.

Veja as lâminas trabalhando na abertura do diafragma das lentes.

Veja as lâminas trabalhando na abertura do diafragma das lentes.

Outro fator importante que muita gente não conhece é a diferença entre o número e formato das lâminas de abertura do diafragma. Na foto acima o diafragma da esquerda possui um maior numero de lâminas e geram uma abertura bem circular, já o do lado direito possui menos lâminas e as mesmas não menos curvas, formando uma abertura hexagonal. São essas lâminas, que ao abrir e fechar dão o tamanho da abertura do diafragma da câmera. Quanto mais lâminas, mais suave será o Bokeh e o desfoque da foto, vejam os exemplos abaixo:

Canon 50mm Bokeh

No começo deste artigo citei 3 marcas de fabricantes de lentes (Canon, Nikon e Sigma), e tenho certeza que alguns devem ter torcido o nariz para a Sigma, pois então como a maioria já sabe, as principais revistas especializadas em fotografia no mundo fazem uma premiação anual, onde neste ano elegeram a Sigma 50mm F1.4 DG HSM Art, mas não como a melhor lente prime do ano, mas sim como a melhor lente de 50mm de todos os tempos. Recentemente tive o prazer de testar essa lente sensacional e concordo plenamente com a crítica especializada, e acrescento que vale cada centavo do que custa, apesar do preço de US$ 949,00 nos EUA. Ela está disponível com montagens para Canon, Nikon, Sigma e Sony/Minolta.

Sigma 50mm F1.4 DG HSM Art

Sigma 50mm F1.4 DG HSM Art, eleita a melhor lente de 50mm de todos os tempos.

Quais são as vantagens da 50mm?

  • Ótimo custo benefício;
  • Excelente para fotografar com pouca luminosidade;
  • Leve, pequena e divertida de usar;
  • Cria um lindo Bokeh;
  • Imagens super nítidas;
  • Versatilidade.
  • Criatividade (Ajudará na sua formação como fotografo)

Como é uma lente fixa, a 50mm faz com que o fotógrafo tenha que se mexer muito e tentar novos ângulos. Com o avanço da tecnologia e a melhoria na lentes com zoom, nós nos tornamos mais dependentes dessas lentes por sua conveniência. Não há nada de errado com isso, especialmente em casamentos, esportes, ou outros eventos onde trocar de lente com frequência acaba não sendo muito viável. Entretanto, eu acho que estas objetivas nos transformam em fotógrafos preguiçosos. Ao invés de caminhar alguns passos para conseguir o enquadramento desejado, nós simplesmente damos um zoom. Mas e se o angulo de visão dois metros mais perto ou longe fosse melhor? Ao usar uma lente fixa temos que nos mexer, e isso nos faz pensar mais sobre a composição antes de disparar, o que geralmente resulta em fotos melhores.

Devo usar lente 50mm nas lentes APS-C?

As lentes APS-C são cropadas, ou seja tem fator de corte na foto e não são iguais as full-frame, por exemplo uma 50mm em câmera APS-C tem o mesmo angulo de visão de uma 75mm, por isso mesmo que eu recomendo uma lente 35mm para quem possui uma câmera APS-C, pois o efeito após o corte vai ser o semelhante ao de uma 50mm em uma full-frame. Todas as principais fabricantes possuem uma 35mm com esse objetivo, afinal de contas os 50mm de uma full-frame se assemelha ao angulo da visão humana.

Canon – Lentes de 50mm

Especificações das lentes Canon de 50mm.

Especificações das lentes Canon de 50mm.

Nikon – Lentes de 50mm

 

Especificações das lentes Nikon de 50mm.

Especificações das lentes Nikon de 50mm.

Sigma – Lentes de 50mm

 

Especificações das lentes Sigma de 50mm.

Especificações das lentes Sigma de 50mm.

Um comentário

  1. Boa tarde,

    Caso tenha como objetivo a divulgação de informação útil e de caráter educativo, pede-se o favor de tomar atenção na edição do material publicado.

    Nikon lentes de 50mm:

    AF Nikkor 50mm f/1.8 D, lançamento em 2002
    AF Nikkor 50mm f/1.8 G, lançamento em 2011
    AF Nikkor 50mm f/1.4 D, lançamento em 1995
    AF Nikkor 50mm f/1.4 G, lançamento em 2008

Deixe uma resposta