segunda-feira , 22 de janeiro de 2018
Fotografar no Inverno: Tutorial da Canon

Fotografar no Inverno: Tutorial da Canon

Um tutorial da Canon para você fotografar no inverno

Fotografe paisagens deslumbrantes de todos os ângulos 
Quando neva ou numa paisagem gelada, procure formas interessantes e cores em árvores, edifícios, animais ou pessoas com roupas coloridas, que possam servir de ponto de focagem para a sua imagem. O contraste com o fundo branco torna a sua fotografia mais impressionante.

O inverno cria novos padrões e texturas: um carro coberto de geada, uma teia de aranha ou neve nas folhas caídas. Você pode se abaixar e apontar a câmera para as árvores, obtendo assim um ângulo novo e interessante. Uma dica é a objetiva da Canon EF-S 10-22mmf/3,5-4,5 USM, ela é perfeita para uma câmera EOS para este tipo de fotografia. Os proprietários de uma EOS que queiram melhorar os seus retratos, devem experimentar as objetivas EF 50 mm f/1,4 USM e EF 50 mm f/1,8 II. Estas objetivas dão uma perspectiva natural aos rostos e as suas aberturas maiores permitem desfocar detalhes indesejados no fundo.

Os grandes planos tem resultados impressionantes 
Não se aproxime apenas das pessoas. Uma árvore ou uma cerca cobertas de geada também podem ser um motivo excelente. Utilize a definição “Macro” da sua câmera e preencha o enquadramento com apenas alguns galhos ou com uma única folha. Assim, poderá ver os cristais de gelo que transformam um motivo banal em algo especial. Se possível, dispare com o sol de frente para a câmera para que os cristais sejam iluminados por trás e brilhem na luz.

Aproveite a diversão 
Esquiar, fazer snowboard ou andar de trenó dão origem a excelentes fotografias e vídeos de ação no inverno. Se a sua câmera permitir, mude para o modo “Sports” (esportes) para “congelar” a ação e tirar várias fotografias. Veja as suas imagens num computador e escolha aquelas que captam a ação na perfeição.

Se quer fazer experiências, deve começar pelas duas definições seguintes:

Compensação da exposição 
Os sistemas de exposição da câmera tentam compensar as cenas que tem muitos brancos brilhantes, uma paisagem com neve, por exemplo, o que pode resultar em imagens mais escuras. A definição “Snow” (neve) em câmeras PowerShot e IXUS compensa automaticamente este desequilíbrio. Se tiver uma EOS, utilizar +1 na escala de compensação da exposição pode ser suficiente. Mas experimente fotografar uma sequência entre +1 e +2.

Equilíbrio de brancos 
Uma paisagem coberta de neve num dia de sol pode refletir o azul do céu. A definição de Auto White Balance (AWB) (equilíbrio de brancos automático) da sua câmera deverá superar este problema. Para imagens azuis em câmeras Canon IXUS e PowerShot experimente igualmente a definição “Snow” (neve). Numa EOS, mude o equilíbrio de brancos para “Cloudy” (nublado), assim você deverá obter cores mais neutras.

Proteja-se do frio 
Quando se agasalha, lembre-se da sua câmera. As baterias ficam sem carga mais depressa com temperaturas baixas. Por isso, transporte uma bateria de substituição e mantenha-a quente num bolso interior.

Levante-se cedo e divirta-se
Um passeio fotográfico pode ser muito divertido nos meses de inverno. Evite fotografar quando o sol está no seu ponto mais alto, visto que tal irá resultar em fotografias sobrepostas. Assim, saia cedo. De manhã, a luz é mais suave e a geada ainda não derreteu.

2 comentários

  1. André Figueiredo

    André Werner, Taissaa Ccoelho, Adriana Rezende sei que vocês não gostam muito de viajar muito para o frio, mas quando forem ver neve já podem tirar boas fotos.

  2. Adriana Rezende

    Eu gosto de todas as estações do ano. EU não sei de onde tirou essa conclusão. rs valeu pela dica André Figueiredo

Deixe uma resposta