segunda-feira , 18 de dezembro de 2017

Fotografe melhor em apenas 15 minutos

O australiano Darren Rowse é editor e fundador do site Escola de Fotografia Digital e dá dicas de como fotógrafos profissionais e amadores podem aperfeiçoar suas fotos com um exercício de apenas 15 minutos por dia.

Aqui vai um pequeno exercício pra você fazer hoje. Só vai levar 15 minutos. É sobre parar e pensar sobre as fotos que você está tirando. Pegue a sua câmera, qualquer uma que você tiver a mão (eu usei meu iPhone da última vez que fiz esse exercício) e vá para o seu jardim (ou sua sala, qualquer lugar funciona). Agora ache um lugar para sentar no meio do cômodo que você se encontra.

Agora, pelos próximos 10 minutos fique apenas sentado. Você não pode tirar fotos pelos próximos 10 minutos, mas invés disso, sua única tarefa será observar tudo o que está a sua volta e planejar suas fotos.

1) Observe

1) Observe

  • Infiltre-se no seu local.
  • Olhe para a luz e como ela atinge as coisas na sua volta.
  • Preste atenção no que esse cenário faz você sentir.
  • Olhe para os detalhes que talvez você ainda não percebeu.

Durante a fase de observação você pode se mover pelo cenário para olhá-lo de diferentes ângulos, mas ainda não use sua câmera.

2) Planeje

2) Planeje

  • O que você vai fotografar?
  • De qual perspectiva você vai fotografar?
  • Como você vai compor a foto?
  • Que moldura você poderia usar para ter resultados diferentes?
  • Como você vai passar através da imagem a emoção que está sentindo?
  • Imagine as fotos prontas

3) Fotografe

3) Fotografe

Agora que você já gastou 10 minutos observando seu local e planejando suas fotografias você pode gastar 5 minutos com sua câmera para capturar as fotos que você imaginou.

Eu acho que esse tipo de relação de observação, planejamento e sessão de fotos traz um grande aperfeiçoamento para o resultado final (ao contrário de quando eu tiro uma foto rápida… ou pior, quando eu tiro várias fotos sem nem saber direito o que estou fotografando, mas esperando que uma tenha ficado boa).

Eu acredito que tirar um tempo para observar, permite que eu veja detalhes que normalmente passariam despercebidos. Tirar esse tempo para planejar, na maioria das vezes me faz tirar fotos dos meus objetos de formas mais criativas.

Foto: Darren Rowse

Foto: Darren Rowse

Exemplo

A foto do caracol acima foi feita com meu celular na semana passada. Eu não teria tirado a foto desse cara se não tivesse parado para prestar atenção, mas como eu sentei no meu jardim para olhar ao meu redor – lá estava ele. Assim que eu o vi comecei a pensar em como tirar a foto. Eu andei em volta dele para ver como a luz batia nele, pensar no plano de fundo e onde eu me posicionaria.

Enquanto eu queria estar com a minha lente macro para fotografá-lo com uma máquina melhor, eu ainda estava feliz de ver como ficou a foto (e a imagem ficou popular no Instagram, então outras pessoas devem ter gostado também).

3 comentários

  1. André Figueiredo

    Essa é pra você André Werner, agora voce vai saber tirar fotos com esse celular, depois você ensina a Adriana Rezende…kkk

  2. André Figueiredo

    Sybill Guanaes leia este artigo que dá umas boas dicas…

  3. Adriana Rezende

    O André Figueiredo vai treinar no aniversario do Pedrinho. Kkkkk ele fala dessa camera o tempo todo…

Deixe uma resposta