segunda-feira , 18 de dezembro de 2017
Fujinon XF 16-55mm f/2.8 R LM WR

Fujinon XF 16-55mm f/2.8 R LM WR

Aguardada já há cerca de um ano, a nova objetiva Fujinon foi lançada na CES 2015 e pretende ser a perfeita contraparte da Fuji às clássicas 24-70mm f/2.8 utilizadas por muitos fotógrafos (especialmente de eventos). Por seu porte, e a considerar as imagens de divulgação, ela foi feita para ser utilizada principalmente com a Fuji X-T1 (preta ou graphite silver), até por ser WR, e promete ser uma bela mão na roda para os fotojornalistas que necessitam de uma objetiva ao mesmo tempo versátil, ágil, resistente a respingos e poeira e com ótima abertura para uma zoom — a Sigma 18-35 1.8 ainda é imbatível neste ponto, não se sabe até quando — o tipo de profissional que costuma não fazer tanta questão de utilizar equipamentos tão menores que os kits com DSLR. Em suma, não é para qualquer um, mas não deixa de ser um modelo exemplar.

Com abertura máxima de f/2.8 em toda sua extensão de zoom, ela possui ainda 14 pontos de selamento para resgardo da objetiva contra fatores climáticos (o que não a torna à prova d’água, mas ajuda bastante), pesa 655g e utiliza filtros 77mm. Suas medidas são de 10,6 x 8,3 cm (comprimento x diâmetro) e assim como boa parte das outras objetivas da Fuji, vem apenas na cor preta. Outra característica que deve agradar a muitos é o novo revestimento Nano-GI (Gradient Index) que, diz a Fuji, foi criado para efetivamente inibir fantasmas e reflexos (ghostings e flares), entregando imagens claras de ponta a ponta. Reviews dirão se houve mesmo mais um progresso na questão. Segundo a Fuji, a objetiva não possui estabilizador (OIS) porque a marca preferiu priorizar a qualidade máxima possível nas imagens, então penso que a marca esteve mesmo empenhada em entregar uma objetiva digna de suas equivalentes nas maiores marcas, e até superior (a considerar a qualidade que percebi numa 16-50 de kit não duvido disso).

Enfim, quem a utilizar para trabalhos bem provavelmente sairá muito satisfeito.

Fujifilm X-T1 com Fujinon XF 16-55mm f/2.8 R LM WR

Fujifilm X-T1 com a lente Fujinon XF 16-55mm f/2.8 R LM WR

Principais especificações da Fujinon XF 16-55mm f/2.8 R LM WR:

  • X-Mount, compatível com todas câmeras Fujifilm de objetivas intercambiáveis
  • Design resistente ao tempo (WR) com 14 pontos de selamento
  • Autofoco em 0.06 segundo e operação bem próxima do silêncio
  • Possui 17 elementos em 12 grupos, incluindo 3 elementos ópticos asféricos para controle de aberração e distorção, e mais 03 lentes de vidro ED para redução aberrações cromáticas laterais e axiais
  • Revestimento Nano-GI modifica o índice de refração entre vidros e o ar para reduzir fantasmas e reflexos
  • 9 lâminas em seu diafragma proporcionam um bokeh suave e circular
  • 1/3 EV steps
  • Distância focal mínima de 30cm

A Fujinon 16-55mm f/2.8 estará disponível para compra em fevereiro. Os mais necessitados, no entanto, podem pedir logo a sua, pois já está em pré-venda.

Deixe uma resposta