segunda-feira , 18 de dezembro de 2017
Toshiba anuncia cartão SDHC com NFC

Toshiba anuncia cartão SDHC com NFC

Mal o WiFi tornou-se recurso de praxe nas câmeras a Toshiba já dá um passo adiante, possibilitando a conexão NFC diretamente via cartão de memória (assim como ocorrem com os cartões EyeFi, por exemplo, que têm WiFi embutido). O diferencial de um cartão de memória com NFC é o alcance limitado de sua conexão, o que garante que quem está conectando-se ao dispositivo está bem próximo, diferentemente do que ocorre com as conexões WiFi e Bluetooth.

Fisicamente ele é um cartão idêntico aos SD padrão (assim como também são os EyeFi e outros concorrentes) então qualquer câmera digital atual pode aproveitar os benefícios do NFC. O novo tipo de cartão virá com 8, 16 e 32GB sempre com as classificações de velocidade SD classe 10 e UHS classe 1, as mais rápidas da atualidade. Com um cartão destes inserido em sua câmera é possível transferir dados entre ela e qualquer dispositivo móvel dotado da mesma tecnologia (lembrando que o NFC começou a ser implementado a partir do Android 4.0), além de ser necessário instalar o aplicativo Memory Card Preview.

A criação de um cartão de memória com NFC pela Toshiba evidencia um fato recorrente na tecnologia atual, não só na fotografia mas como um todo: o que hoje é uma novidade, torna-se obsoleto muito mais rapidamente. Os cartões de memória com tecnologia WiFi são coisa bem recente, algo que começou em meados de 2006 como algo extraordinário na época. Menos de 10 anos depois já temos uma tecnologia mais avançada, até porque o NFC não se limita à pura e simples transferência de dados, ele também foi concebido como uma forma de se fazer compras e efetuar pagamentos. Por exemplo, no Japão é possível aproximar da catraca seu dispositivo móvel e assim ela é liberada com o pagamento feito via NFC. Enfim, o cartão de memória com NFC da Toshiba é um marco histórico na fotografia digital.

Deixe uma resposta